E-mail/MSN:
Skype:
Fone:
Celular:
  vendas@logomidia.com
logomidia.com
55 (24) 3025-3602
55 (24) 98809-3602
    Somente no horário comercial
     
E-mail:
Senha:
 

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Confira nosso portfólio:
Logomarcas, logotipos e símbolos
Identidade visual corporativa
Criação publicitária
Sites e lojas virtuais
Animações em flash
Mascotes e ilustrações
• Editoração de jornais e revistas
• Propaganda na mídia


• Assista ao vídeo publicado no programa PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS sobre a importância do design
• Logotipo, logomarca, identidade visual, símbolo... enfim, o que siginificam?
• Design: máximas e considerações.
• Mascotes: para que servem? Veja o caso dos mascotes olímpicos.
• Web Design: conheça as principais etapas da criação de um site.
• Ziraldo: marcas pessoais.



Logotipo, logomarca, identidade visual, símbolo...
enfim, o que siginificam?

1 - O que é a Identidade Corporativa?
2 - Quais os elementos constituintes da identidade corporativa?
3 - Identidade Corporativa X Imagem Corporativa
4 - O que é o Símbolo?
5 - O que é o Logotipo?
6 - O que é a Logomarca/Marca?
7 - Símbolo X Logotipo X Marca
8 - O que é o Manual de Identidade Corporativa (Identidade Visual)?

1. O que é a Identidade Corporativa?
Entende-se por Identidade Corporativa o processo pelo qual uma instituição utiliza os elementos de comunicação para transmitir eficazmente o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser compreendida pelo público.


2. Quais os elementos constituintes da identidade corporativa?
A identidade corporativa traduz os valores da instituição através de vários elementos: a marca gráfica da empresa, as suas comunicações (interna e externa), o seu ambiente de produção ou atendimento, o tratamento que dá ao cliente, a apresentação dos seus profissionais, o seu material impresso, nome, portfólio de produtos etc...


3. Identidade Corporativa X Imagem Corporativa
Ao contrário da identidade corporativa, que define quem a empresa é, a imagem corporativa define como a empresa se parece, ou seja, como ela é vista pelo público.
A imagem corporativa é uma representação mental, no imaginário coletivo, de um conjunto de características e valores que funcionam como estereótipo e determinam a conduta e as opiniões da instituição.

4. O que é o Símbolo?
O símbolo é um dos elementos base da identidade visual que pode integrar (ou não) uma marca. Pode ser abstrato e desprovido de significado, figurativo e representativo de conceitos ligados à atividade da instituição ou à sua política. Constitui frequentemente o elemento mais forte da identidade corporativa e concentra na sua simplicidade toda a força de uma identidade global complexa e de múltiplos significados.
Dispensa palavras. Facilmente entendido, dificilmente explicado.

5. O que é o Logotipo?
O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca/marca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma.


6. O que é a Logomarca/Marca?
Entende-se por marca a representação simbólica de uma instituição, produto, serviço...
A representação simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Quando se fala em logomarca, usualmente referimo-nos à representação gráfica no âmbito e competência do design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma composição de símbolo e/ou logotipo. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.
No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A instituição, através de seu nome e representação gráfica - comunica a "intenção" de um produto/serviço, que traduz os seus atributos e a diferencia no mercado. É isto que a faz especial e única frente à concorrência.
O papel do marketing é a constante busca de associação à marca de uma "personalidade" ou uma "imagem mental". Desta forma, o seu objetivo será "marcar" a imagem na mente do consumidor, ou seja, agregar valores positivos entre a imagem e a qualidade do produto.


7. Símbolo X Logotipo X Marca
Podemos representar uma marca através do símbolo ou do logotipo, são duas formas de materialização de um conceito mais ou menos abstrato para o público.
É comum as pessoas se referirem ao símbolo como logotipo. Diz-se frequentemente: o logotipo da nike (onda) ou da shell (concha), quando, na verdade, a intenção é a referência ao símbolo.
Também existem casos em que não é possível fazer a dissociação entre os dois elementos, nestes casos (bmw, martini) a marca integra símbolo e logotipo de tal forma que a sua separação se torna impossível.
No entanto, o conceito de marca é bastante mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A instituição, através de seu nome e representação gráfica - comunica a "intenção" de um produto/serviço, que traduz os seus atributos e a diferencia no mercado. É isto que a faz especial e única frente à concorrência.


8. O que é o Manual de Identidade Corporativa (Identidade Visual)?
É um documento técnico concebido pelos designers responsáveis pela concepção da identidade corporativa, que reúne as especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das características da marca, com o objetivo de facilitar a sua correta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização.

• Voltar